ALERTA – Os cuidados com a alimentação no inverno


Com a chegada das baixas temperaturas, geralmente há uma mudança no hábito alimentar de muitas pessoas. É comum sentirmos mais fome no inverno devido ao aumento do gasto energético do nosso organismo para manter a temperatura corporal ideal. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES/MG, por meio do núcleo de alimentação e nutrição, alerta para os cuidados com a alimentação saudável também nesta época do ano, quando pode haver ingestão excessiva de alimentos calóricos por serem fontes ricas de energia.
Segundo Joyce Xavier de Lima, nutricionista da SES/MG, o inverno acaba se tornando um tempo propício para o aumento de peso e a falta de cuidado com o corpo. “Com as temperaturas mais baixas, as pessoas se sentem desmotivadas a praticarem exercícios físicos, o que pode acabar se tornando um convite a ficar em casa consumindo alimentos muito calóricos. Como não há a perda desta energia, o resultado pode ser um aumento de peso indesejado”, afirma.
A acadêmica de nutrição, Nathane Rodrigues diz que costuma, nesta época do ano, dar preferência para o consumo de alimentos quentes, pois o calor deles ajuda a manter a temperatura do corpo: “Assim é possível evitar, muitas vezes, a necessidade do consumo de calorias extras para nos aquecermos”.
Época para emagrecer
É importante manter uma dieta saudável nesse período e não cair nas tentações tão presentes nesta época do ano. A nutricionista Joyce explica que também há vantagens na estação mais fria do ano. A época pode ser propícia para quem deseja iniciar uma dieta de emagrecimento. “O inverno pode ser um período benéfico para quem deseja perder peso, pois se o corpo demanda mais energia e você não aumenta seu consumo diário, teremos um consumo menor que a necessidade (déficit negativo) fazendo com que você emagreça. Escolher alimentos corretos e nunca exagerar é a melhor alternativa em qualquer estação”, alerta.
Para manter uma boa forma, Joyce dá algumas dicas importantes para o dia a dia: “Na hora de tomar um chá ou um leite quente, reduza a quantidade de açúcar ou dê preferência aos adoçantes naturais como a stévia. Para as sopas, consuma aquelas preparadas com vegetais e grãos integrais. Além disso, no inverno consumimos poucas frutas, porém elas são de extrema importância e devem ser ingeridas diariamente. E apesar de não sentir tanta sede, não devemos nos esquecer de tomar bastante água”.
Outra dica é não abusar no óleo e no açúcar durante a preparação dos alimentos.
Veja como deve ser a preparação de alguns alimentos comuns de serem consumidos nessa época do ano:
SOPAS:
Ao invés de acrescentar creme de leite, uma opção é utilizar legumes batidos. Para dar uma engrossada, adicione farelo de trigo, pois, além de dar mais sabor, proporciona uma sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.
CHÁS:
são ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados.
FONDUE:
Para quem não abre mão desta delícia, prepare-a com leite desnatado e queijos magros e troque o pão ou o biscuit por legumes.
CHOCOLATE QUENTE:
use leite desnatado e achocolatado diet ou cacau em pó e adoce com mel ou adoçante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DA GINASTICA LABORAL NO TRABALHO

Limão e o seu poder de cura

PARE DE FUMAR... ASSUMA E PEÇA AJUDA!!